Como fazer a formatação de uma franquia?

Compartilhe esse artigo

Um fator fundamental no mundo do franchising é saber entregar resultados. A formatação de uma franquia é a fase onde nasce o planejamento para obter esses resultados

Isso se aplica a todas as áreas. Desde a aquisição de novos franqueados até a entrega do expertise necessário para que a unidade do franqueado opere dentro do esperado.

Para que todo o processo ocorra sem surpresas, é fundamental realizar a formatação da sua franquia de forma correta.

Mas afinal, o que significa realizar a formatação de uma franquia?

A formatação da franquia é o processo através do qual é modelado o seu negócio de forma a encontrar um modelo de negócios que seja vantajoso para o franqueador e franqueado.

Tudo começa pela análise de franqueabilidade. Durante essa etapa seu negócio é analisado, identificando pontos fortes e outros a serem trabalhados para se adequar a um modelo de franquia.

Após essa etapa, a formatação propriamente é iniciada. Todos os aspectos do negócio serão reavaliados e, se necessário, adequados a um novo modelo.

Afinal, seu negócio pode ser vantajoso para você, mas se não for possível padroniza-lo de forma que outra pessoa possa obter o mesmo sucesso que você teve, dificilmente você terá um modelo adequado.

Como se trata de um novo negócio, é importante que seja produzido um novo plano de negócios.

Nesse quesito, todos os aspectos deverão ser revistos. Não somente análise de mercado e o modelo do negócio propriamente, como também plano de marketing, projeção financeira, etc…

Por isso o mapeamento dos processos de negócio e operação se tornam tão importantes.

Sabendo como seu negócio opera, fica mais fácil determinar as melhores alternativas para uma unidade franqueada.

Determinado o modelo de negócios, é chegada a hora de produzir a documentação jurídica.

Documentos obrigatórios por lei, tais como a COF, pré-Contrato e Contrato devem ser gerados.

Outro aspecto diretamente ligado ao mapeamento de processos é a produção dos manuais da franquia.

Essa fase é fundamental para orientar os seus franqueados sobre a operação e negócios, mas também nortear as ações que serão realizadas pela franqueadora.

Aspectos como plano arquitetônico, utilização da marca, sistemas de gestão, padronização da rede na operação, atendimento e treinamento são somente alguns pontos que deverão se manualizados.

Por fim, é desenvolvido o plano de expansão e a avaliação da capacidade de investimento para a implantação desse planejamento.

Como você pode perceber, o seu negócio é mapeado, analisado e otimizado em todas as dimensões de negócios.

Por essa razão é tão importante contar com uma equipe multidisciplinar que uma consultoria especializada em franquias pode oferecer.

A formatação ajuda a transformar o seu negócio em uma franquia

Ao se decidir montar uma franquia, você deve demonstrar que seu modelo de negócios é lucrativo e replicável. Esse é o ponto de partida.

Um reflexo disso é que você mostra ao mercado que sua empresa possui processos organizados e, principalmente, que sua empresa está pronta para se inserir em novos mercados.

Mas é importante ter a consciência de que para mostrar tudo isso aos franqueados e ao mercado, é importante que a formatação da franquia seja bem feita.

Como fazer a formatação de franquiasDurante a formatação você poderá realizar o levantamento, otimização e padronização de todos os seus processos.

Isso garante a potenciais investidores de forma clara como o seu negócio funciona e como cada unidade deverá funcionar para que todos obtenham lucros.

Você irá perceber que esses ajustes poderão começar pela própria estrutura do seu negócio.

É importante compreender que ao se tornar uma franqueadora, seu papel dentro do negócio irá mudar.

Otimizar os processos e oferecer suporte ao franqueado passarão a ser seu foco, além das ações de marketing sobre sua marca.

Ter uma rede de franqueados satisfeitos é o melhor caminho para o contínuo crescimento do seu negócio.

Para que este sucesso aconteça, você tem que estar bem assessorado desde o início da sua franquia.

Por essa razão, possuir ao seu lado uma consultoria especializada na formatação de franquias é fundamental.

Cada área da sua empresa será submetida a análise de profissionais que não fazem parte do dia a dia do negócio.

E, por serem experts no setor de franquia, saberão identificar os principais pontos de atenção. Afinal, se eles notarem algo, provavelmente seus franqueados também notaram.

Às vezes pequenos ajustes podem, não somente melhorar a operação, mas tornar sua franquia mais vendável.

Nenhum detalhe estrutural e jurídico deve ser deixado de lado ao se oferecer a franquia a novos investidores.

Qualquer vacilo nesse momento pode fazer com que pequenos problemas, ganhem dimensões enormes. Isto prejudicaria e muito a imagem da rede, bem como a sua reputação no mercado.

O papel da consultoria especializada em formatação de franquias

Contratar uma consultoria para formatação de franquia, é de suma importância garantir que você tenha profissionais capacitados para lhe auxiliar em todas as etapas desse processo.

Dessa forma você aumenta as suas chances de economizar tempo e dinheiro.

Isso porque você estará contratando uma equipe multidisciplinar que terá todo o cuidado necessário de forma a deixar, não somente você, como também os seus franqueados satisfeitos.

Equipe multidisciplinar para auxiliar na formatação da sua franquia

A cada dia surgem novas taxas e Leis que podem acabar com o lucro de uma empresa se não forem seguidos.

São detalhes que passam despercebidos por empreendedores que têm várias decisões para tomar ao mesmo tempo.

Por isso, contar com uma equipe completa que conhece cada etapa do processo e como formatar a sua franquia para torna-la atrativa para os potenciais franqueados são tão importantes.

Assim você garante que nada será esquecido.

Em que a consultoria para a formatação de franquias pode agregar ao seu negócio.

Uma consultoria para formatação de franquia tem obrigação em oferecer profissionais experientes, qualificados e multidisciplinares.

Mas isso é o mínimo esperado.

Conseguir realizar o levantamento, análise e otimização dos seus processos de negócios e, quando necessário, operacionais é fundamental.

Dessa forma, além da padronização necessária, cada etapa operacional fará sentido para o franqueado. Isso se reflete em 2 áreas.

1- Sua franquia passa a se tornar mais atrativa: As pessoas são mais atraídas para aquilo que compreendem;

2- A necessidade de suporte ao franqueado diminui: Com uma operação bem definida e processos claros, as chances de sucesso aumentam e os questionamentos diminuem.

Como explicamos ao longo desse artigo, cada aspecto conta. Não somente para a venda de mais unidades, mas também para a correta operação da sua rede.

A boa notícia é que contando com uma consultoria para auxiliar você a realizar a formatação da sua franquia, essas tarefas se tornam menos pesadas.

Com isso você poderá se concentrar no crescimento da sua franquia.