Como transformar a sua empresa em franquia

Você já fez uma análise de franqueabilidade e confirmou que o seu negócio tem todas as características necessárias para ser transformado em franquia?

Então chegou a hora de avançarmos ainda mais!

A seguir, confira como transformar a sua empresa em franquia com alguns passos muito importantes.

Registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial

Registrar a sua marca junto ao INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – possibilita obter o direito de uso exclusivo como titular.

O registro assegura que você seja detentor legal da marca, podendo cessar o uso indevido por terceiros. Também evita uma replicação inadequada, ou sem autorização, do seu negócio.

Elaboração da Circular de Oferta de Franquia (COF)

Está previsto pela legislação brasileira a apresentação das condições gerais do negócio, incluindo as responsabilidades legais e obrigações.

A exigência deste documento é assegurada pela Lei nº 8.955, de Dezembro de 1994. Entenda:

Art. 4º A circular oferta de franquia deverá ser entregue ao candidato a franqueado no mínimo 10 (dez) dias antes da assinatura do contrato ou pré-contrato de franquia ou ainda do pagamento de qualquer tipo de taxa pelo franqueado ao franqueador ou a empresa ou pessoa ligada a este.
Parágrafo único. Na hipótese do não cumprimento do disposto no caput deste artigo, o franqueado poderá atingir a anulabilidade do contrato e exigir devolução de todas as quantias que já houver pago ao franqueador ou a terceiros por ele indicados, a título de taxa de filiação e royalties, devidamente corrigidas, pela variação da remuneração básica dos depósitos de poupança mais perdas e danos.

Contrato de Franquia

Está assegurado pela Lei de Franquias a existência de um contrato em que conste os direitos e deveres das partes, bem como suas políticas, taxas, regras e limites.

Criação de manual para padronizar o uso da marca

As instruções de operação devem ser organizadas justamente pela importância que este documento apresenta no sentido de padronização dos processos.

A Inova Franquias acredita na força dos manuais e oferece este diferencial em sua consultoria, ainda que algumas consultorias não façam manuais, uma vez que não é obrigatório por lei,

Reserva de caixa

Além das condições judiciais, iniciar o processo de franchising exige um certo investimento.

Recomendamos que você conte com uma reserva de caixa para o financeiro, permitindo custear toda a estrutura inicial.

Inclusive de uma consultoria que possa te orientar no processo de formatação, com questões burocráticas e registros.

Caso ainda não tenha feito a sua análise de franqueabilidade, entre em contato com os consultores da Inova Franquias.