Como uma consultoria de franquias pode fazer o seu negócio decolar

Compartilhe esse artigo

Para quem está entrando no mundo do Franchising acaba se assustando com o longo processo que leva para o sistema de franquias entrar em vigor, há muitas etapas, entre elas, temos: documentação jurídica, negociações, siglas e compromisso tanto do franqueador como do franqueado.

A consultoria especializada em franquias consegue intermediar as negociações, apontado aos empreendedores em qua partes ele deve ficar atento, sempre alinhando as expectativas de franqueado e franqueador e trazendo a sua bagagem com outros casos como base para facilitar as decisões.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, a ABF, em 2017, o mercado de franquias pelo Brasil aqueceu muito e movimentou mais de 160 bilhões de reais, entre mais de 140 mil tipos de negócios.

Os números realmente surpreendem e isso é derivado da constante inovação que o mercado tem sofrido.

Também devemos destacar o suporte vindo das consultorias de franquias, responsáveis por esse sucesso.

Sem dúvidas a contratação de uma consultoria tem sido cada vez mais uma opção relevante para quem busca que o negócio decole.

Isso porque ela pode proporcionar uma visão estratégica do mercado empreendedor, podendo ajudar a desenvolver forma sustentáveis para a sua empresa.

Qual o papel da consultoria em franquias?

O principal papel da consultoria em franquias é realizar um diagnóstico de qual é a situação de franquia e apresentar mudanças operacionais, estratégicas e táticas para o negócio.

Se o seu maior objetivo é fazer com que o seu negócio cresça de forma saudável, é imprescindível o apoio de uma consultoria que já tenha experiências e conhecimento, que muitas vezes os franqueados e até os franqueadores não carreguem uma bagagem tão cheia.

Assim a consultoria em franquias atua como responsável por qualificar os gestores e os colaboradores, mostrando a melhor forma para fortalecer a empresa no mercado e o caminho certo para alcançar os objetivos.

Qual a importância do suporte de uma consultoria?

Podemos destacar como um dos principais serviços oferecidos pela consultoria em franquia, o auxílio em toda a estruturação do negócio; a gestão de pessoas, processos, fiscal e contábil e a própria expansão da marca.

faça uma revisão em toda a documentação antes de iniciar a expansão da sua franquia

O trabalho é fundamental para que haja a formatação adequada, sendo analisada na medida certa de acordo com o segmento ao qual o negócio se insere, a visibilidade da marca e como poderá ser o posicionamento da marca de maneira estratégica no mundo franchising.

A consultoria em franquias dará todo o suporte necessário em todos os processos que o negócio precisar.  

Ela fará também uma análise a fundo para melhorar a ajustar pontos estratégicos e gerais, fazendo assim com que a empresa saiba como e para aonde ir.

Quais os benefícios recebidos ao contratar uma consultoria em franquias?

Ao que se refere a importância do suporte de uma consultoria em franquias, podemos apontar o papel de ter um panorama de como é fundamental o trabalho de desenvolvimento feito por ela.

Isso já leva os empreendedores a querem ter um suporte de um profissional qualificado para guiá-lo, facilitando a implementação de inovações.

Por mais que a crise no país não tenha sido totalmente eliminada, o número de franquias no país só está crescendo, mostrando ser um setor muito bom para investir, com crescimento garantido no mercado.

Um consultoria de franquias oferece maior segurança ao seu negócio

Sem dúvidas ao fazer a contratação de uma consultoria em franquias, há uma maior facilidade em inserir inovação, o que é fundamental para o crescimento em sua área no mercado.

Há áreas que acabam recebendo mais inovação como é o caso do marketing, serviços e produtos que ajudam a conquistar e fidelizar mais clientes.

É importante sempre ter um olhar imparcial sobre os prós e contras da franquia.

Lembre-se que cada pessoa é dotada de crenças e habilidades e estas acabam sendo passadas para o mundo empreendedor, então é preciso entender que cada empresário tem suas convicções de como gerenciar o seu negócio e nessa parte pode haver barreiras para aplicar uma metodologia mais geral.

O papel dos consultores especializados é muito significado, isso por terem um olhar de fora e imparcial, o que ajuda muito a compreender melhor como é o seu próprio negócio.

Isso vem por esses profissionais de consultoria possuem um conhecimento mais analítico sobre os pontos bons e ruins da franquia.

A consultoria vai mostrar a melhor forma de agir ao ter problemas entre franqueados e franqueador.

Outro ponto importante é saber que a franquia já possui um modelo de negócio de sucesso que está em crescimento, é o famoso ditado “time que está ganhando não se mexe’ e é exatamente assim.

É comum os empresários desejarem mudar algumas práticas, já que acabam não concordando em alguns pontos.

É aí que a consultoria entra em ação, já que ela consegue mostrar como é o funcionamento e como deve ser a ação do franqueado, assim imprimindo a identidade da marca.

Foco nos resultados

Ao falarmos sobre a abertura ou expansão de um negócio, um dos pontos mais relevantes é o foco em resultados.

A consultoria vai ajudar, e muito, o empresário identificando os seus objetivos e as metas em prazos curtos, longos e médios, mas priorizando também os resultados, sem deixar as atividades básicas da empresa em segundo plano.

Sem o suporte da consultoria em franquias, será necessário envolver a equipe para conseguir chegar aos seus objetivos, mas isso acaba tendo chances de uma perda no caminho, já que os funcionários acabarão acumulando funções.

Assim, terceirizando o serviço, aumenta a qualidade no desenvolvimento dos profissionais, com trabalhos mais objetivos específicos e otimizando os esforços que chegam a meta.

Conhecimento de mercado

O empresário pode estar bem inserido no mercado, conhecendo bastante a área, mas será difícil ele dominar todas as áreas administrativas, isso porque os setores acabam sendo bem diferentes.

Com a contratação de uma consultoria em franquias qualificada, faz com que o negócio possa se desenvolver simetricamente em todas as áreas, isso porque ela conta com profissionais especializados em diversas áreas de trabalho, ampliando a visão, gerando mais agilidade em desenvolver a estratégia para que a franquia cresça.

Dessa forma vemos como é fundamental ter o suporte de uma consultoria em franquias para fazer o seu negócio ter sucesso no mercado de franquias.