Conheça as vantagens do sistema de franquias

Você quer fazer o seu negócio crescer, mas acredita que o esforço necessário de tempo, recursos e financeiro são muito altos? Uma das principais vantagens do sistema de franquia é justamente solucionar esses problemas.

Quando uma empresa começa a crescer continuamente, é comum o seu proprietário ver com outros olhos uma possibilidade de crescimento.

É aí que entra o sistema de franquias! Isso porque acaba sendo um processo que proporciona o aumento do negócio sem a necessidade de realizar empréstimos ou investir o seu próprio capital.

Há muitos empreendedores sem planos para essa expansão, mas basta chegar um cliente que curtem o modelo do negócio e mostram interesse em abrir uma unidade da empresa em outro lugar que pronto, o despertar acaba ocorrendo.

O primeiro passo é entender o básico sobre franquias.

Ele é um sistema de expansão no qual a empresa que tem a marca cede para uma terceira pessoa, assim, esta faz o uso comercial de acordo com as regras já definidas em um contrato.

Neste documento o franqueado também fica assegurado com uma consultoria do franqueador em relação ao padrão tanto de produtos como de serviços, além da implementação do negócio.

Todo esse processo pode ser visto como uma grande parceria, onde a pessoa que detém a marca original faz uma “tutoria” da sua vivência com o negócio e a área, e como um retorno, tem sua marca consolidada e sendo divulgada.

O relacionamento entre a franquia e o franqueado é a inalcançável troca de experiências, informações, dicas e formas de crescimento no setor.

É fundamental que essa via de mão dupla aconteça, é no intercâmbio que as medidas bem ou mal sucedidas contribuam para o crescimento de ambos.

O sistema de Franchising

O sistema de franquias é o conjunto de ações onde o franqueador cede ao franqueado o direito de usar a marca ou a patente, associando assim a distribuição exclusiva, ou quase exclusiva, de produtos e/ou serviços.

Como montar uma franquia

O franchising está em constante crescimento no Brasil, os números de 2018 superaram os de 2017 e assim esperamos que ocorra em 2019 em relação a 2018.

Os números provam os aumentos e o mercado cada vez afirma como o lucro cresce, há cada vez mais gestores e investidores de olho nesse formato.

E é justamente esse o interesse que sustenta o franchising. Viabilizando a abertura de novas unidades de redes que já existem e de franqueadoras.

Sem dúvidas investir em uma rede de franquias ou mesmo na abertura de uma unidade, acaba sendo bem atraente, ainda mais se o negócio tem brechas no mercado.

O sistema de franquias vem sempre mostrando o seu grande potencial, consolidando-se como uma das melhores opções para quem deseja entrar no meio e expandir negócios.

Mas como toda decisão deve ser bem pensada, já que há vantagens e desvantagens nessa escolha.

Com certeza o franqueador vai encontrar maneiras bem mais práticas para ampliar as atividades do negócio, mas vai ficar na dependência em confiar e na eficiência dos franqueadores.

Já estes ficarão presos às regras do negócio, sem a flexibilidade de gerir um negócio próprio.

Mas vale lembrar que quem já investe algo que traz bons frutos, tem a tranquilidade de apenas seguir os passos para dar tudo certo.

Para que o franchising seja uma boa opção para quem faz a gestão, precisa estar alinhado ao funcionamento do formato.

As vantagens do sistema de franquias

Iniciar algo com uma base já sólida, com credibilidade no mercado e com um nome ou marca já conhecidas, é um passo à frente.

Pelo franqueador dispor de um cadastro financeiro de peso, acaba que o franqueado pode se beneficiar de descontos nos valores, ter prazos mais extensos e pagamentos com condições especiais.

O franqueado também poderá aproveitar os benefícios de ter uma franquia, como a vantagem competitiva de produtos e/ou serviços já estarem circulando no mercado.

Suporte do franqueador

saber o perfil do franqueado ideal é importante para uma rede de franquias

Há muito mais chances do franqueador ter sucesso em seu negócio com o sistema de franquias, isso porque como o franqueador já possui sua rede de distribuição e a marca já está fortalecida, com sucesso de produtos que já foram testados.

Além de receber todo tipo de orientação, treinamento e suporte do franqueador, que sempre terá interesse em cuidar do nome da marca.

Plano de negócios

Pequenos empreendedores costumam não ter tempo, dinheiro e habilidade para cuidar de fatores que possam atingir o seu negócio, por isso é fundamental o suporte de um franqueador disposto e competente, podendo orientar como colocar um plano de negócios em prática, diminuindo o risco financeiro.

Maior garantia no mercado

O franqueado acabará pegando carona no mercado com a vantagem de competir junto ao seu franqueador, que já fez testes com os seus produtos, colheu feedbacks e entende qual é o mais absorvido.

Além de já ter planejado como seria a expansão do negócio, conhecendo o comportamento de seus clientes.

O franqueador é dotado de informações importantes para a estratégica de seus concorrentes.

Planejamento dos custos de instalação com mais precisão

Mesmo antes de fechar o negócio com um franqueado, o franqueador deverá fornecer a Circular de Oferta de Franquia (COF) para análise do candidato a franqueado.

Esse documento já irá apresentar uma estimativa de todos os investimentos e retorno esperado do negócio.

Em uma franquia, haverá o cálculo feito pelo franqueador e o mesmo passará os custos a serem divididos para os outros franqueadores, apresentando o projeto arquitetônico e as plantas da construção civil, atuando na fiscalização de obras e na hora de especificar equipamentos, máquinas e matéria-prima.

Ocorrendo assim todo o apoio necessário tanto à construção como a instalação de novas unidades, tendo como base os custos da unidade padrão do negócio. O que acaba não acontecendo em um projeto independente, onde os custos acabam ultrapassando o planejando, dando dor de cabeça no fluxo do caixa.

Economia nos custos

Diminuição de custos com propaganda, já que serão divididos pelos franqueados da rede, fazendo com que haja uma redução considerável em investimentos, podendo ainda melhorar a qualidade de marketing da marca.

Podemos mencionar também a vantagem sobre o investimento nos ativos fixos e preços obtidos na hora da compra de material, equipamentos, instalações e processos seletivos de pessoal.

Pessoa jurídica distinta

Por mais que o franqueado não tenha uma autonomia total, ele possui tanto independência financeira como jurídica em relação ao franqueador.

Assim a empresa do franqueado será uma pessoa jurídica diferente, com todas as operações financeiras de responsabilidade única de empresa, além de sua própria razão social.

Porque o modelo de franquias faz tanto sucesso

No vídeo abaixo, apresentamos de forma bem direta alguns motivos pelos quais os empresários que desejam expandir seus negócios optam pelo modelo de franquias.





Deixe uma resposta

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.
WhatsApp chat